Justino Pedro e Edson Amaro escreveram novamente seus nomes na história da Maratona do Rio de Janeiro, que este ano chegou a sua 20ª edição. A exemplo de 2021, a dupla fez novamente uma dobradinha ao chegar em primeiro e segundo lugar na prova, que teve largada e chegada no Aterro do Flamengo.
Justino Pedro venceu a maratona com o tempo de 2h16min02s. Mas a vitória foi apertada e disputada até os últimos metros com o outro representante da APA, Edson Arruda, e com o etíope Tilahum Nigussie. Poucos segundos separaram os três: 12 segundos de Edson, segundo lugar (2h16min14s); e 25 segundos de Nigussie (2h16min27s), o terceiro. O Top 5 ainda teve mais dois brasileiros: Eliezer Santos, em 4º, e Fabricio Gomes Santos, em 5º.
“Foi uma prova boa. Lideramos do começo ao fim e estou muito feliz por mim e pelo Edson. Somos da mesma equipe, treinamos juntos todos os dias e sabemos das dificuldades que é vencer uma maratona. Mais uma vez mostramos para o Brasil, que nós lá do sertão, de Petrolina, de Dormentes, somos fortes e somos campeões”, comemorou Justino.
Vice-campeão, Edson contou que além de superar os rivais africanos, que sempre são favoritos, a dupla da APA também precisou lidar com outros obstáculos como a chuva e problemas físicos. “Esse ano teve a chuva e também tivemos algumas complicações como câimbras. Mas graças a Deus deu tudo certo. Repetir essa dobradinha que fizemos no ano passado é um feito muito lindo. As pessoas nos agraciando com carinho, com amor, isso deixa a gente muito feliz e com mais vontade de seguir lutando por mais pódios“, destacou Edson Amaro. (com informações da assessoria e do GE)