Pernambuco ganhará mais delegacias especializadas da Mulher e um observatório próprio para colher dados sobre demandas de políticas públicas de fortalecimento de ações a favor das mulheres.
A afirmação foi feita pela secretária da Mulher, Mariana Melo, em entrevista concedida ao Diario de Pernambuco, durante visita ao jornal.
Ela também detalhou a programação especial dedicada ao Dia Internacional da Mulher, na sexta (8).
A secretária disse que a pasta está em constante tratativa com a Secretaria de Defesa Social (SDS) para a ampliação de unidades da Delegacia da Mulher (DPMul) no Estado.
Atualmente, Pernambuco conta com 15 unidades especializadas, sendo destas, sete funcionando em regime de 24 horas.
Sem querer dar mais detalhes sobre as trativas, a secretária apenas afirmou que a ampliação é um dos principais objetivos da gestão Raquel Lyra (PSDB) para a adoção de políticas públicas para a prevenção e combate a violência doméstica e ao feminicídio.
Em 2023, segundo dados estatísticos publicados pela SDS, Pernambuco registrou um total de 78 casos de feminicídio. O aumento foi de 8,3% se for comparada com o mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 72 ocorrências nos 12 meses de 2022,
“Já estamos trabalhando nisso, tanto que hoje nós temos sete delegacias funcionando em regime de 24 horas. Nós sabemos que faz uma diferença. Inclusive, eram seis no primeiro semestre do ano passado. Então nós entendemos sim que ouvimos bastante esse pleito de aumento de delegacias e é uma tentativa constante com a SDS”, afirmou a secretária.