A governadora Raquel Lyra (PSDB) e a vice-governadora Priscila Krause lideraram uma reunião do programa Juntos pela Segurança, com foco em como o sistema prisional pode contribuir para os resultados positivos do programa. O encontro contou com a participação de representantes de várias instituições e órgãos de Pernambuco.
Lyra destacou a necessidade de planejar e implementar melhorias no sistema penitenciário para garantir a ressocialização dos reeducandos e a segurança da população. Foram discutidas ações como a conclusão de obras nas penitenciárias, a abertura de novas vagas e o aumento do número de profissionais de segurança pública.
O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, elogiou a atuação do governo ao considerar o sistema penitenciário como parte integrante da segurança pública no Estado.
O governo estadual anunciou que vai convocar o dobro de aprovados no concurso da Polícia Civil e 5.250 vagas para a Polícia Militar, um número significativamente maior do que as 2.700 vagas inicialmente anunciadas. Além disso, a gestão de Raquel Lyra já nomeou 416 policiais penais desde o início de 2023.