A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou, durante o 23º Encontro Nacional CONGEMAS, que pretende fazer ajustes na gestão visando enfatizar a agenda social. Segundo ela, será criada uma secretaria para cuidar da criança e juventude no Estado. Atualmente, há uma pasta de Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, mas a governadora pretende dar um foco no cuidado na área de criança e juventude.
“A gente vai criar a secretaria de cuidar da criança e juventude e com isso garantir mais foco nas duas políticas públicas, da assistência e do cuidado com criança e juventude em Pernambuco. Com isso a gente espera, como a gente vai criar também a secretaria do sistema penitenciário, mais governança, mais foco e mais entrega. Isso vai dentro de uma reorganização administrativa que ao longo dos últimos dez meses vimos como necessária para poder trazer o resultado que Pernambuco precisa e chegar à vida dos invisíveis”, afirmou.
Outra mudança é a divisão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos para criar a pasta de política penitenciária. “A gente também vai dividir a de direitos humanos para criar da secretaria do sistema de política penitenciária. Então estamos desmembrando a secretaria de desenvolvimento social para ficar assistência para um lado, criança e juventude para o outro, assistência com política de drogas e a outra. Outra questão é a gente poder dividir a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, tirando dela o sistema penitenciário, porque todos os modelos que conseguiram avançar no Brasil, as experiências colocadas, é aquela que tem melhor governança, com criação de secretaria própria, o assamento próprio, permitindo que a gente possa trazer melhores resultados para um tema tão sensível, que é o sistema penitenciário do Estado”, afirmou.