A crise envolvendo o transporte escolar em Salgueiro (PE), no Sertão Central, ganhou repercussão e tem sido destaque na imprensa estadual. Como este Blog mostrou, os motoristas que prestam serviço ao município paralisaram na última segunda-feira (16), em protesto pelos salários atrasados. Essa é a segunda paralisação somente este mês – outras já ocorreram ao longo do ano.
Ontem (19), mães de alunos de diversas comunidades foram à prefeitura e fizeram a primeira cobrança. Hoje (20), elas retornaram e montaram uma ‘barreira’ na porta para recepcionar o prefeito Marcones Libório de Sá, que foi ‘encurralado’ e cobrado para resolver o problema.
Em um vídeo recebido pelo Blog, gravado por uma mãe, o prefeito afirma: “eu explico… quando você tem dinheiro, é fácil”, disse o gestor, sendo interrompido por uma mãe: “e esse dinheiro dos impostos que a gente paga, está entrando aonde?”, questionou.
“A gente não quer sua explicação, a gente quer uma solução”, afirmam as mães de alunos, ao serem convidadas pelo gestor a entrar no seu gabinete para conferirem o quadro das finanças. “A gente não quer, a gente sabe que isso ali não é uma coisa verdadeira”, rebatem. “Por que vocês botam pessoas para trabalhar sem ter condições de pagar?”, perguntou outra mãe, que não teve resposta.
A informação é de que os motoristas estão sem receber há cinco meses. Esse problema tem afetado cerca de 80 rotas do transporte de alunos, principalmente das comunidades mais distantes do Centro. O Blog deixa o espaço aberto para alguma manifestação da gestão municipal.