A cada quatro horas uma brasileira é vítima de violência no país. O ‘Agosto Lilás’ trata desse tema, sendo o mês dedicado ao enfrentamento dos mais diversos tipos de violência contra a mulher. Para garantir o direito à assistência especializada e ao acolhimento humanizado, hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) oferecem atendimento e apoio a vítimas de violência, de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde (SUS).
De janeiro a agosto deste ano, uma média de 300 notificações de violência contra mulheres foram registradas no Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf). O levantamento realizado pelo Núcleo de Epidemiologia da unidade médica alerta para uma triste realidade. Entre os casos mais prevalentes estão as agressões com arma branca, com arma de fogo e tentativas de suicídio.
Durante o acolhimento das vítimas no HU-Univasf, além dos cuidados médicos e de enfermagem, por exemplo, os assistentes sociais e os psicólogos hospitalares também entram em atuação para compreensão do contexto e definição dos encaminhamentos necessários, com base em protocolos institucionais e na legislação vigente.