A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, através da Polícia Civil, implantou, nesta sexta-feira (18), a primeira etapa do Plantão Digital nos municípios de Toritama, Ouricuri e Igarassu (Cruz de Rebouças). A medida visa modernizar e otimizar o atendimento, padronizando os procedimentos feitos à distância.
A ideia da SDS-PE com o novo sistema é buscar otimizar o uso do efetivo policial, diminuindo o tempo de resposta e aprimorando a entrega do trabalho de Polícia Judiciária com o uso da tecnologia.
O Plantão Digital será implementado através de videoconferência oficial do Estado de Pernambuco para atendimento de casos flagranciais apresentados no plantão pela Polícia Militar e demais forças de segurança.
No Brasil, algumas Corporações já estão utilizando esse novo sistema, a exemplo das Polícias Civis dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina, dentre outros. Isso proporciona economia com deslocamentos; transparência nos atos e celeridade na confecção dos procedimentos; bem como melhor distribuição das ocorrências.
Com isso, casos como roubos e tráfico de drogas poderão ser levados para um núcleo policial no município que irá acionar a Coordenação de Plantão Digital, responsável por indicar a equipe para atender a ocorrência remotamente.
Como funciona o Plantão Digital
Os Plantões Digitais serão formados por equipes em polos distintos, um composto por Delegado e Escrivão, e outro por policiais de investigação/ administrativo.
Além disso, o Plantão Digital utilizará o novo Sistema de Procedimentos Policiais - SPP, ferramenta que permitirá, inclusive, a assinatura eletrônica ou digital dos envolvidos, tornando mais célere a conclusão dos procedimentos e economizando gastos com impressão e papel, mais uma novidade da Polícia Civil de Pernambuco.