A Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Véu de Maquiavel, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Maranhão, que teve como finalidade desarticular organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de lavagem de capitais e de peculato.
Segundo o Ministério Público do Maranhão, nessa fase da Operação Véu de Maquiavel, constam como investigados vereadores, servidores públicos, além de pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares do legislativo municipal por meio de entidades sem fins lucrativos.
Durante os cumprimentos de mandado, foram registradas cinco ocorrências criminais, relacionadas a crimes ambientais, posse irregular de munições e desvio de medicamentos hospitalares controlados. As ocorrências foram encaminhadas para a polícia judiciária.
A repetição da integração com o Gaeco acontece dois dias após a Operação Hades, também no Maranhão. Mais uma vez, com 126 policiais rodoviários federais de nove estados destacados para a atividade, a PRF atuou no suporte operacional ao cumprimento dos mandados de busca e apreensão. No total, houve auxílio durante os 34 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.