Médico da Faculdade Estácio IDOMED de Juazeiro enfatiza necessidade de conscientização sobre perigos de doenças como aterosclerose, doença arterial coronariana e AVC
Neste mês de agosto, a importância da saúde cardíaca ganha destaque, trazendo à tona datas significativas para conscientização. No cenário médico, um dos principais especialistas em saúde cardiovascular da Faculdade Estácio IDOMED em Juazeiro, chama a atenção para a urgência de compreender os riscos associados ao colesterol elevado e seu impacto negativo na saúde.
O colesterol elevado figura entre os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo aterosclerose, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral (AVC). O Dr. Diego Tomás destaca que “essas enfermidades podem ter impactos devastadores na saúde e qualidade de vida das pessoas. A prevenção emerge como nossa maior arma contra essas ameaças”.
Tipos de Colesterol
“O colesterol é uma substância gordurosa que circula em nosso sangue e é essencial para a produção de hormônios, vitamina D e para a formação de células. No entanto, quando os níveis de colesterol ruim no sangue se elevam a valores acima do recomendado, pode se tornar uma ameaça séria à saúde do coração”, pontua o especialista.
“Existem dois tipos principais de colesterol que são medidos nos exames de sangue. O colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) e o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade). O LDL é conhecido como ‘colesterol ruim’, pois quando em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura. Já o HDL é conhecido como ‘colesterol bom’, pois ajuda a remover o colesterol LDL das artérias e levá-lo de volta ao fígado, onde é metabolizado, explica Tomás.