Entre os mais de 4 mil expositores da 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), está o talento, a diversidade e as inúmeras expressões culturais dos artesãos de Petrolina, que há alguns anos frequentam os estandes do evento, considerado o epicentro da arte popular. Em 2023 não poderia ser diferente: a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, levou os trabalhos de 24 artesãos e mestres representantes da cultura local e da Oficina do Artesão Mestre Quincas, para mais uma edição da maior feira de artesanato da América Latina, que acontece até o dia 16 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Os artistas contam com o apoio da gestão municipal, que custeia a ida deles e das peças, além do estande de exposição. Cheios de estilo, os artigos e esculturas esculpidas em barro, cerâmica, fibra, madeira e pedra, além da variedade de peças com bordados, couro, fuxicos e rendas. O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, afirma que o artesanato petrolinense apresentado na Fenearte se destaca pela sua diversidade, que vai da madeira ao tecido.
“A Fenearte é uma grande oportunidade para os nossos artesãos e mestres exporem seu grande trabalho para o Brasil e para o mundo. Inclusive Petrolina é a cidade que mais possui mestres presentes na Galeria de Mestres da Feira. Hoje temos um dos mais belos e expressivos artesanatos do país. Nosso objetivo é socializar a nossa rica arte, levando-a a outros públicos, e buscar novas fontes de renda para nossos artistas, pois eles podem comercializar seus produtos e criar uma rede de negócios. O prefeito Simão Durando faz questão de evidenciar a nossa cidade através da arte exposta na maior feira de artesanato da América Latina“, enfatiza.