O novo boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que 19 unidades federativas apresentam uma tendência de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com a fundação, na população adulta o aumento é motivado majoritariamente pela Covid-19, mas há também uma elevação de ocorrências associadas aos vírus Influenza A e Influenza B, que causam a gripe.
Os estados são:
Acre
Alagoas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará, Paraíba
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins
Já entre as crianças, o aumento dos casos de síndrome respiratória são ligados principalmente aos quadros de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite infantil. O boletim destaca que no Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins, o sinal de crescimento das SRAGs de um modo geral é puxado pelo um aumento entre os pequenos.
Além disso, o documento, que monitorou informações até a semana de 9 a 15 de abril, ressalta que na Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina há sinais de diminuição do crescimento entre adultos, e já de queda entre as crianças.