Em fiscalização realizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), no N1, na zona rural de Petrolina (PE), os fiscais apreenderam, aproximadamente, 50 kg de carne sem registro. Os produtos estavam acondicionados e expostos de maneira precária e sem condições sanitárias para comercialização. A apreensão aconteceu no último sábado (25), após denúncia por meio da Ouvidoria Municipal.
Desde a reabertura do Abatedouro Municipal, em junho de 2021, os marchantes e feirantes devem seguir as recomendações sanitárias adequadas para abate e comercialização de carnes. “O nosso papel enquanto órgão regulamentador e fiscalizador é trabalhar para garantir aos consumidores produtos com qualidade e certificação. Assim, após a reabertura do abatedouro, temos um local apropriado, dentro das normas, com profissionais e espaços refrigerados. É inadmissível que animais sejam abatidos em locais sem as condições mínimas de higiene e saúde”, destacou o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.
A população pode denunciar através do 153, Guarda Civil Municipal e também pelo 156, Ouvidoria Municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.