As festas de final de ano são momentos de confraternização e encontros com a família e amigos e costumam ser reservadas de alegrias e comemorações. No entanto, na euforia e agitação destes encontros e reencontros é preciso também tomar alguns cuidados para não se cometer exageros e terminar necessitando de algum atendimento médico de urgência.
Segundo a coordenadora do SAMU em Petrolina, Ana Kátia, comumente nessas datas festivas existe um aumento no número de atendimentos e por isso são necessários alguns cuidados preventivos para curtir as festas de forma tranquila. “A famosa frase: ‘Se for beber, não dirija’ já diz tudo. Além de infração, há o risco de causar um grave acidente. Se beber, entregue a chave para outro colega que não consumiu bebida alcoólica. Também é preciso ter cuidado com o manuseio de garrafas de vidro e latas para evitar cortes e grandes ferimentos”, reforça Ana Kátia.
A coordenadora dos Serviços ainda alerta sobre a ingestão de álcool e a importância de manter uma boa alimentação. “O exagero no consumo da bebida também é outro fator que tem levado muitas pessoas a emergência. O cuidado com alimentação também é muito importante. Então, nossa orientação é que todos brinquem e curtam as festas de forma responsável e com muita alegria”, destaca Ana Kátia.