(87) 99906 -1425

NO AR

SOM BRASIL

Com SEQUENCIA PROGRAMADA

Brasil

Gás de botijão deve subir ao menos 4% em 2023, com alíquota única de ICMS entre estados

Publicada em 24/12/2022 às 13:04h - 103 visualizações

por blog Edenevaldo Alves


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu qual será a alíquota única de ICMS para GLP (gás de botijão), diesel e biodiesel a ser praticada no ano que vem, seguindo acordo celebrado no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

No caso do GLP, ficou decidido que será uma alíquota de R$ 1,2571 por quilo, que corresponde à mais alta praticada no país, no Acre. Segundo, cálculos do Sindigás, que reúne as empresas do setor, a decisão vai encarecer o preço do gás de botijão em ao menos 4% para o consumidor final.

O governo Bolsonaro aprovou duas leis neste ano que mexem com o ICMS de combustíveis. A lei complementar 192 determina que as alíquotas de ICMS cobradas pelos estados sobre GLP, diesel e biodiesel devem ser unificadas.

Já a lei complementar 194 determinou que os combustíveis devem ser enquadrados na categoria bens essenciais, ou seja, a alíquota de ICMS cobrada sobre esses produtos não pode ser superior à alíquota-base, de 17% ou 18%, dependendo do estado.

Essa última foi questionada no Supremo e, na semana passada, houve um acordo entre os estados e o tribunal, que manteve o que foi determinado na legislação.

Após o acordo, o Confaz se reuniu nesta quinta-feira para fixar qual será a alíquota única do GLP, diesel e biodiesel. No caso do botijão de gás, foi determinado que ela seria correspondente à alíquota-base do Acre, estado onde o imposto sobre o GLP é justamente a alíquota-base.




 
Enquete
Qual sua música preferida?

 Desejo Imortal - Gustavo Lima
 Erro Gostoso - Simone Mendes
 Leão - Marilia Mendonça
 Narcisista - Maiara e Maraisa
 Solteiro Forçado - Ana Castela







.

whatsapp

87999061425

Visitas: 121398
Copyright (c) 2025 - Dormentes FM - TA NA 87,TA BOM DEMAIS
TA NA 87 TA BOM DE MAIS!