A presidente da Capes, Claudia Toledo, anunciou, nesta quinta-feira (8), durante a reunião do Conselho Técnico Científico, que o governo federal liberou R$ 50 milhões para o pagamento de bolsas.
Esse valor corresponde a apenas 25% do que é necessário para que todos recebam. A prioridade será para programas voltados à formação de professores da educação básica.
Ainda faltam receber estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Brasil e do exterior. Para esse pagamento, faltam R$ 150 milhões.
“A presidente disse que estava em diálogo com órgãos do governo em busca desse recurso”, afirmou a ex-presidente da ANPG, Flávia Calé.
Na última terça-feira, a Capes anunciou que por conta de contingenciamentos do Ministério da Economia não conseguiria pagar 200 mil bolsas, cujo depósito deveria ter ocorrido até ontem.
“Diante desse cenário, a Capes cobrou das autoridades competentes a imediata desobstrução dos recursos financeiros essenciais para o desempenho regular de suas funções, sem o que a entidade e seus bolsistas já começam a sofrer severa asfixia”, informou o órgão.