O serviço de mensagens WhatsApp enfrenta uma interrupção mundial nesta terça-feira (25), informaram o grupo de tecnologia Meta, matriz da plataforma, e o portal especializado DownDetector.com.
“Os relatos dos usuários indicam que o WhatsApp registra problemas desde 9h17” (4h17 de Brasília), afirma a página DownDetector.com, que compila milhares de alertas.
Pouco depois, a Meta (matriz do WhatsApp e também proprietária do Facebook) confirmou o problema e anunciou que estava trabalhando para restaurar o serviço “o mais rápido possível”.
De acordo com depoimentos publicados nas redes sociais, muitas pessoas não conseguiam utilizar o aplicativo – nem recebiam mensagens, nem enviavam. Nas redes sociais, usuários de países da América do Sul, da Europa, da Ásia e da África relataram problemas com o aplicativo desde a madrugada.
Os primeiros relatos de instabilidade vieram da Índia (Ásia), do Reino Unido e Portugual (Europa), da África do Sul (África) e do Brasil (América do Sul). Após cerca de duas horas de instabilidade, o serviço voltou a funcionar em alguns países, principalmente na Europa.
No Brasil, usuários localizados no Recife, em Pernambuco, conferiram que o sistema começou a funcionar cerca de uma hora e meia depois, por volta das 5h45.
No ano passado, a Meta sofreu uma interrupção sem precedentes.