A poda dos galhos de árvores é uma atividade essencial para evitar interferências no fornecimento de energia elétrica, ampliando a segurança e qualidade do serviço de distribuição. Esse processo gera resíduos orgânicos, que têm sido encaminhados aos parceiros da Neoenergia Pernambuco para que sejam reaproveitados em outros setores da economia. A doação dos rejeitos tem a finalidade de contribuir com a redução do impacto ambiental e cooperar com a sustentabilidade.
Entre os parceiros sustentáveis da Neoenergia, está o produtor orgânico de hortaliças, frutas e plantas medicinais, Manoel Elizeu Alves, que já recebeu cerca de 61,3 toneladas dos resíduos de podas de árvores que foram geradas na região de seu empreendimento, em Petrolina. Engenheiro agrônomo e consultor técnico, utiliza os resíduos como cobertura do solo, o que previne a perda de água por evaporação, reduzindo o consumo da irrigação, considerada uma das atividades que mais consome água no mundo.
‘’Se eu pudesse resumir essa parceria em uma palavra seria Sustentabilidade. É você ser produtivo hoje, amanhã, e daqui a 100 anos continuar produtivo. Quando você utiliza vários bioinsumos, a terra fica extremamente fértil”, afirma Manoel ao definir a parceria com a Neoenergia.
Os resíduos são entregues com beneficiamento prévio – a trituração das folhas e galhos com equipamentos próprios da Neoenergia, o que facilita o interesse do parceiro pelo material, o transporte e a destinação final como compostagem.
“Os restos de folhas e galhos provenientes da poda são uma excelente matéria para geração de valor socioambiental e impulsionador da economia, dada a variedade de formas de reaproveitamento. Quando compostados, tornam-se um ótimo condicionador de solo, com potencial para proteger suas características e melhorar os atributos de fertilidade e estrutura, podendo contribuir com projetos socioambientais e agroflorestais”, afirma Camila Callegari, Gerente de Sustentabilidade da Neoenergia.