Com a missão de salvar vidas por meio da doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convida a população pernambucana para reforçar o estoque de bolsas sanguíneas do serviço. Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão críticos, porém, os que necessitam mais de atenção são os negativos, além de A+ e O+.
Segundo a supervisora de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes, os estoques de bolsas de sangue da instituição registram uma redução de 30%. A instituição necessita de pelo menos 300 doações diárias para poder corresponder às necessidades das demandas hospitalares, no entanto, atualmente, a média está em 100 doações diárias.
Por isso, o Hemope solicita apoio dos doadores e da população em geral para superar esse momento. “Como não há substituto para o sangue, o Hemope necessita de doadores para que seja possível coletar o sangue e transformá-lo em vários hemocomponentes que serão ofertados para as pessoas que estão necessitando de transfusão, como é o caso de pessoas acidentadas e pacientes oncológicos. Logo, convidamos todas as pessoas que são doadoras, ou aquelas que nunca doaram, para que possamos, de forma mais breve possível, aumentar o estoque do Hemope e, consequentemente, atender a todos que necessitem do nosso serviço”, informou Josinete.