Foi lançada, nesta quarta-feira (23), a pedra fundamental da Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, que será construída em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco. A solenidade contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que chegou ao local em um helicóptero, às 10h20.
A nova escola deve ocupar uma área de 75 mil metros quadrados no distrito de Aldeia, numa região que abrange sete municípios do Grande Recife e da Zona da Mata. O investimento é R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 320 milhões do governo do estado
Em 2021, Pernambuco apresentou um projeto ao Comando do Exército para trazer ao estado a nova escola. Em outubro do ano passado, foi feito o anúncio do Alto Comando após um processo de seleção que durou dois anos. As cidades finalistas foram o Recife, Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS).
Às 11h, Bolsonaro discursou por pouco mais de quatro minutos. Ele lembrou passagens por Pernambuco nos tempos de cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e contou que a escolha do estado para a escola de sargentos foi técnica e “longe de ser política”.
“Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais que tudo, ganha nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo. [...] O Nordeste cada vez mais se apresenta para nós brasileiros como local de berço de futuros sargentos do nosso Exército”, disse.