O aumento no número de casos de Covid-19 e de Influenza obrigou as linhas aéreas a cancelarem voos nacionais e internacionais durante o mês de janeiro. A decisão foi tomada após contágio entre as tripulações e funcionários, gerando desfalque no atendimento aos passageiros. No Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul, as viagens também foram interrompidas.
A Azul não informou o número de voos cancelados no Recife, mas afirmou em nota que "a companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus Tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves - e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo".
Ainda de acordo com a empresa, mais de 90% das operações da companhia estão funcionando normalmente e que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações, reacomodados em outros voos da própria companhia e recebendo a assistência necessária. Através do site da Infraero foi possível identificar pelo menos 12 voos cancelados pela empresa na capital pernambucana nesta segunda-feira (10).
A Latam comunicou que em função do recente aumento de casos de Covid-19 e de Influenza, precisou cancelar no Brasil cerca de 1% dos voos domésticos e internacionais programados pela companhia durante todo o mês de janeiro. A empresa também informou que caso o voo tenha sido alterado, o cliente deve realizar o login no site da LATAM e pode remarcar a viagem sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso da passagem sem multa. Confira os voos cancelados no Recife pela Latam:
10 de janeiro: LA3563 (Recife-Guarulhos); LA3548 (Guarulhos-Recife)
11 de janeiro: LA3548 (Guarulhos-Recife), LA3563 (Recife-Guarulhos)
A GOL afirmou que não houve nenhum cancelamento de voos envolvendo a operação em Recife nos últimos dois dias.
Por meio de nota, a Aena -que é responsável pela administração do Aeroporto do Recife- garantiu que "desde o início da pandemia está tomando todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus, seguindo os protocolos recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como exigência do uso obrigatório de máscara, higienização constante de superfícies e desinfecção do aeroporto".
Ainda de acordo com a Aena, a empresa realiza uma ação de conscientização por meio de sinalização e utilização de avisos sonoros em português, inglês e espanhol com orientações de proteção para os passageiros sobre a Covid-19.