O terceiro domingo de novembro ficou definido como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Para destacar a data, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) realizou blitz preventiva no final da tarde de hoje (19), nas imediações da fábrica Tacaruna. Reforçando a Operação Prevenção Segundos que Salvam Vidas, o órgão promoveu simulações de situações no trânsito e levou informações e orientações para condutores de veículos. Utilizando o formato “Drive in”, as mensagens trataram dos cuidados e respeito às leis para segurança de pedestres, motociclistas, ciclistas e motoristas, com o tema “A melhor homenagem é respeitar as leis de Trânsito”.
No Brasil, conforme números do Ministério da Saúde, em 2020, morreram 30.168 pessoas vítimas de sinistros no trânsito.
Realizada pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE e a Diretoria de Fiscalização, a atividade destacou casos e formas de prevenção, visando a redução dos casos de sinistros no trânsito. No local foram colocados carros e motos acidentados, como forma de alertar sobre os riscos de misturar álcool e direção e não cumprir os limites de velocidade. Na ação foi abordado o respeito à faixa e a redução da velocidade, pensando no pedestre. Quanto ao ciclista, o ponto principal foi manter a distância lateral de 1,5m. Os temas foram apresentados por servidora da Escola Pública de Trânsito e por um agente de trânsito, respectivamente.
Toda a ação reuniu três técnicos da Educação de Trânsito e nove agentes de trânsito e ainda contou com distribuição de panfletos e brindes com os participantes abordados. Além da blitz, o órgão adicionou frases educativas referentes a data nos crucifixos instalados na PE-060 em parceria com a Uninassau. Paralelo a ação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, o Detran-PE mantém atividades que reforçam a conscientização para um trânsito mais seguro e humano, com operações educativas e de fiscalização para inibir situações que infrinjam as leis de trânsito.