Os Policiais Penais do Estado de Pernambuco vão realizar passeata nesta segunda-feira, dia 22 de novembro de 2021, às 15:30h com concentração no derby.
A saída ocorrerá as 16:30 h em direção ao Palácio do Campo das Princesas.
A passeata foi organizada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Pernambuco- SINPOLPEN-PE.
A mobilização da categoria ocorre pelo desrespeito com a categoria pelo não cumprimento do acordo coletivo assinado, que o Estado não está cumprindo até o presente momento.
O acordo prevê a criação do Departamento da Polícia Penal, negociação de reajuste salarial, novos enquadramentos por tempo de serviço e alteração do plano de cargos.
Os Policiais Penais mesmo com baixo efetivo e poucas condições de trabalho vem competentemente aumentando as apreensões de ilícitos e controlando preventivamente rebeliões no Sistema Penitenciário.
Desde o ano de 2016, não ocorreram novas rebeliões e motins, bem como melhorando percentualmente as apresentações de presos à justiça.
Nos últimos quatro anos a categoria tem perdas de ganhos salariais e com congelamento de salários.
Porém , a categoria está cobrando o cumprimento do acordo coletivo e cobra a negociação para reajuste salarial, novos Enquadramentos, a estruturação da carreira e criação do Departamento de Polícia Penal .
Durante a passeata a categoria solicita a reabertura de negociação, que a Diretoria do Sindicato seja recebida pelas autoridades do Governo no Palácio do Governo.
Com tudo isso, caso o Estado não atenda a categoria marcando uma mesa específica de negociação após a passeata dos Policiais Penais, deveremos marcar uma assembleia geral para deliberar por operação padrão, ou até paralisação dos serviços dos Policiais Penais no Sistema Penitenciário.
João Batista de Carvalho Filho
Presidente do SINPOLPEN-PE