(87) 99906 -1425

NO AR

Dormentes FM

dormentesfm.com.br

Brasil

Covid-19: Ministério da Saúde inclui grávidas e puérperas no grupo prioritário de vacinação

Publicada em 28/04/21 às 13:42h - 35 visualizações

por Dormentes Fm


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Dormentes Fm)

O Ministério da Saúde decidiu incluir as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) no grupo prioritário para receber a vacina contra a covid-19,  conforme nota técnica divulgada na terça-feira   (27)  pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do ministério, Franciele Francinato,  a medida foi tomada em razão da situação preocupante da pandemia no Brasil e visto que grávidas e puérperas têm risco maior de hospitalização por covid-19.  “A vacinação deve começar a partir do dia 13 de maio”, informou.

Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades. De acordo com Franciele, uma nota técnica foi encaminhada  aos secretários estaduais de Saúde, com as novas orientações.

Thank you for watching

“Nossa indicação é que, nesse momento, vamos alterar um pouco a recomendação da OMS [Organização Mundial de Saúde] que hoje indica a vacinação, de acordo com o custo x benefício. Mas, hoje, o risco de não vacinar gestantes no país já justifica a inclusão desse grupo para se tornar um grupo de vacinação nesse momento”, afirmou.

Duas etapas

Apesar da mudança, de acordo com a pasta, em um primeiro momento, devem ser vacinadas as grávidas com doenças pré-existentes. De acordo com a coordenadora, serão usados as vacinas Coronavac, AstraZeneca e da Pfizer. Neste caso, o primeiro lote de entregas do imunizante deve chegar na próxima quinta-feira (29) e 1,3 milhão de doses serão distribuídos para utilização nas capitais.

A mesma nota técnica também  prioriza a vacinação de pessoas com comorbidades e  deficiência permanente. O cronograma será aplicado em duas etapas:

Sendo assim, na fase 1, deverão ser vacinadas:

• pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade;
• pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade;
• gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
• pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
• pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos;

Já a fase 2, deve levar em consideração dos mais velhos para os mais novos (de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos):

• pessoas com comorbidades;
• pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC;
• gestantes e puérperas, independentemente de condições préexistentes. (EBC/Ministério da Saúde)




 
Enquete
Qual sua música preferida?

 Desejo Imortal - Gustavo Lima
 Erro Gostoso - Simone Mendes
 Leão - Marilia Mendonça
 Narcisista - Maiara e Maraisa
 Solteiro Forçado - Ana Castela







.

whatsapp

87999061425

Visitas: 98197
Copyright (c) 2024 - Dormentes FM - TA NA 87,TA BOM DEMAIS
TA NA 87 TA BOM DE MAIS!